%> ABAL - Artigos

Especial

 

  DICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA  DE EMPREGO

Sua vestimenta ideal

Entrevista de emprego:

» Introdução
» Antes: planejamento
» Durante: objetividade
» Depois: paciência 

Dicas:
»
Cause uma boa impressão
» Vida pessoal
» Situações embaraçosas

Para imprimir:
»
Modelo de currículo
» Carta de apresentação

Veja também:
»
Preconceito da idade
» O que eles querem saber
» Perguntas do entrevistador
» Vestimenta ideal
» Concilie filhos e trabalho

Roupa para entrevista de emprego cai sempre no mesmo código: terno e gravata para os homens e terninho para as mulheres. Só que estes trajes só são recomendados quando o ambiente é formal. Assim, fica sempre a dúvida do que vestir em empresas que adotam códigos mais informais. Ninguém quer se sentir um peixe fora d’água, mas também não quer correr o risco de parecer desencanado demais. O que fazer?

O segredo é escolher peças mais informais e manter nos detalhes certos elementos que caracterizam as roupas mais formais, com o objetivo de projetar maior profissionalismo. Quais são estes detalhes? Usar um blazer, tecidos de qualidade, com superfície mais lisa, predomínio de cores neutras, combinadas com outras neutras ou coloridos discretos, estampas e padronagens discretas.

Para os homens, a opção é sempre optar por uma calça de alfaiataria, preferencialmente escura, e coordenar com uma camisa em cor clara. O blazer pode ser de lã ou veludo. Jeans, só se o ambiente da empresa for extremamente informal, mas ele obrigatoriamente deve ser escuro, reto e tradicional. Sapatos de amarrar discretos. Nos acessórios, apenas relógio e aliança.

Para as mulheres, sempre um blazer ou casaquinho. Não faltam opções interessantes nas lojas para substituir o velho blazer preto. Use uma blusa, camisa ou tricô por baixo. Você pode combiná-los com uma calça em tecido, corte reto, corte de alfaiataria ou até uma pantalona leve (se seu tipo físico permitir). Aqui também jeans retos e escuros ou jeans com corte de alfaiataria. Nos pés, nunca sandálias. O ideal é um escarpin ou um peep toe com a frente pouco aberta (as unhas dos pés devem estar feitas e o esmalte deve ser clarinho, para não dar um ar sexy ao look). Um pouco de salto é sempre recomendado. Poucos acessórios, em metal, combinado ou não com pedras, que devem ser translúcidas. A bolsa deve ser de tamanho médio ou médio-grande.


 





Nossa Empresa
  Home
  Nossa Empresa
  Serviços
  Produtos
Curriculum
  Cadastro de Currículo
  Cadastro de Autônomo
  Cadastro de Deficiente
  Alterar/ Excluir Currículo
Vagas

  Cadastro de Vagas          (para empresas)

  Pesquisa de Vagas               (para candidatos)

Canais
  Artigos
  Dicas
  Últimas notícias
 ABAL na Imprensa
  Pesquisa de Salários
  Fale Conosco