EU TRABALHO: só para mim

EU TRABALHO: só para mim

No mundo de hoje, ainda existem pessoas que exercem o trabalho solitário nas empresas. Para estas pessoas não interessa se existem objetivos comuns a cumprir, sendo que o que interessa é o individualismo. Trabalham para si próprio e esquecem que fazer parte do grupo.

O que quero dizer é que estas pessoas se recusam a trabalhar em equipe, ou melhor, trabalham como se fossem jogadores fora do time.

No mundo atual é fundamental o trabalho em equipe, sendo todos parte integrante desta e empenharem-se para manter relações de cooperação e apoio recíprocos, devendo ainda participar e se responsabilizarem pelo sucesso da organização.

Quando a equipe ganha, todo o time é um vencedor. Quando ocorrem conflitos procuram discutir e solucioná-los, pois as questões e opiniões podem estar em conflito, porém membros da equipe não.

Ninguém mais detém o monopólio dos conhecimentos, e o poder de decisão deve ser compartilhado entres as pessoas dentro das organizações, para que talentos e as ações se complementem, assegurando assim que resultados sejam atingidos em benefícios de todos os envolvidos: funcionários, empresa, clientes e fornecedores.

As profundas mudanças nas empresas iniciam dentro de cada um de seus colaboradores. As equipes são o lugar ideal para aprender a construir uma visão comum, para entender que diferenças podem ser superadas, exercitando a união, interdependência, comprometimento, quebra de barreiras, companheirismo, solidariedade e a criatividade.

Muitos são os fatores que se constituem na base desta construção de equipes de alto desempenho, sendo o principal, a criação de um ambiente de confiança e cooperação cujo sentimento dominante é de que “estamos todos no mesmo time”. Nós esforçamos para colocar planos em ação, segundo o melhor de nossas habilidades e competências. Não existem subgrupos ou pessoas que ficam isoladas, sendo que o individual e o coletivo se harmonizam, gerando resultados positivos a todos.

Para qualquer empresa ter um individualista, por melhor que seja não leva a grandes resultados. O destaque está no funcionário que consegue se integrar à equipe, com pensamento de que não importa ser o melhor, porém o grupo será o vencedor.

Preocupe-se com o seu trabalho, com a sua equipe e com a sua empresa. Valorize os seus parceiros e colaboradores. Procure buscar objetivos comuns previamente analisados por todos. Lembre-se que as vitórias deverão ser comemoradas por todos.

Se você trabalha em equipe, meus parabéns! Agora se você ainda não trabalha em equipe antecipo meus pêsames, pois está condenado a extinção.