QUALIDADE: não espere os outros enxergarem

QUALIDADE: não espere os outros enxergarem

Não existe meio termo para medir um padrão de qualidade. Ou você tem qualidade ou não tem. Dificilmente uma pessoa executa uma tarefa com qualidade quando não quer. Isto porque a qualidade não é algo que se compra pronta e acabada. É algo que se elabora com ações, a fim de criar um ambiente propício para realizá-la.

Também não bastam boas intenções apenas. Antes de satisfazer os outros com qualidade é necessário que você se auto-satisfaça com o que está fazendo bem feito.

A qualidade está em constante evolução, acompanhando a ritmo acelerado das mudanças. Ontem, qualidade era fazer as coisas certas. Hoje já evoluiu para fazer as coisas corretas e amanhã poderá ter outra definição. Muitas das idéias que pareciam certas, hoje estão ultrapassadas. É o caso das empresas que tinham um setor de controle de qualidade em que se verificava o que estava errado, ou seja, peças com defeito. Hoje esse setor está extinto sendo substituído pela prevenção da ocorrência de erros.

Para ter qualidade é necessário que você tenha uma nova maneira de ver e pensar, como também uma visão do futuro, perguntando a si mesmo: que tipo de profissional desejo tornar-me? O que quero que as pessoas falem de mim quanto ao resultado do meu trabalho?

Basta ainda dizer que não ficamos surpresos se somos mal atendidos por um funcionário de uma empresa. Ao contrário, ocorre espanto se o atendimento é gentil, eficiente a ponto de nos encantar. Por aí, percebe-se que a qualidade deve ser visto como processo normal, e não com espanto.

Assim sendo o princípio básico da qualidade é a satisfação dos clientes e das pessoas, não se admite erros, devendo haver um gerenciamento continuo do processo de qualidade. A sua rotina de trabalho tem que ter melhoria contínua, não basta colocar uma panela para recolher a goteira da sua casa, a ação correta e consertar o telhado para não mais ocorrer vazamento.

Não importa se a sua empresa não tem um programa de qualidade. O seu trabalho e o seu atendimento deve ser impecável independente da política da empresa. Lembre-se que a empresa contratou o seu trabalho mas não o seu entusiasmo. Quem sabe a empresa se espelhe em seu bom trabalho e adote políticas de qualidade para todos? Não espere acontecer. Faça acontecer.

Em resumo, você é o responsável pela qualidade do que faz. Não existem inspetores de qualidade aos seus pés para analisar o que está sendo feito errado. O desafio está em suas mãos. Lidere, convença, devida responsabilidades. Procure informações sobre as ferramentas e princípios da qualidade e aplique-os. Você certamente vai sentir a diferença para melhor com os resultados obtidos.