DESCOMPLIQUE: para ganhar tempo e viver melhor

DESCOMPLIQUE: para ganhar tempo e viver melhor

A melhor maneira de viver melhor é simplificar e livrar-se de tudo que atrapalha, seja no seu trabalho ou na sua vida. Vejo o dia a dia de muitas pessoas estressadas que se recusam a reformular seus compromissos. Levam uma vida complicada e na maioria das vezes acabam fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, e se complicando.

É preciso descomplicar-se para ganhar tempo e viver melhor. É necessário também fazer o tempo render mais, seja no seu trabalho ou em casa. Com isso, vai sobrar mais tempo para você fazer as coisas de que mais gosta. Todas as pesquisas que já li chegam à mesma conclusão: um número cada vez maior de pessoas percebe que gastam seu tempo livre em atividades que prefeririam não fazer.

O primeiro passo para descomplicar-se, é fazer um pequeno investimento em numa variável presente no seu dia a dia: chama-se tempo. Quem investe no seu tempo tem um enorme ganho em tranqüilidade. Reflita sobre uma simples questão: o que está complicando mais minha vida? Estou trabalhando demais? Estou em um emprego do qual não gosto? Existem pessoas que estão esgotando toda a minha energia? A partir daí, comece a pensar em como e o que você pode eliminar para melhorar a sua vida.

Note que muitas vezes e necessário inverter a ordem natural das coisas, percebendo que menos significa mais. É o caso de pessoas que conversam muito e realizam pouco. No próprio trabalho, quanto mais pessoas fazendo a mesma coisa o serviço rende menos.

Outra atitude importante para descomplicar-se, é saber dizer não. Ninguém consegue manter mais de três prioridades em sua vida. Se você tem um emprego do qual gosta, essa é uma prioridade. Se você tem uma família, é outra prioridade. Há espaço apenas para mais uma, que pode ser o compromisso com sua igreja, com seus amigos, ou outra qualquer. Daí a sair por aí querendo abraçar o mundo fazendo de tudo um pouco, estar-se-á comprometendo com muitas coisas e desperdiçando o seu tempo disponível. Se você quer realmente descomplicar-se, descubra quais são suas prioridades e diga não para todo o resto.

Eu e minha esposa temos um pacto. Assumimos apenas um compromisso por final de semana. Salvo raras exceções, para todos os demais dizemos não.

Décadas passadas as famílias tinham apenas um rádio. Hoje um número cada vez maior de famílias tem vários rádios, televisão e um telefone em cada cômodo, aparelhos de fax, computadores, vídeo games, celulares, controles remotos para tudo, e a lista não pára aí. O resultado é que temos que trabalhar mais tempo para pagar por toda essa parafernália eletrônica, o que nos deixa menos tempo para usufruir tudo o que temos. E objetos não custam apenas dinheiro. Também consomem tempo para instalar, consertar, manter, ouvir e assistir.

A grande ironia é que todos afirmam que justamente o que mais querem é ter mais tempo. Lembre-se que o tempo é limitado, e ganhar tempo colocará em vantagem na vida e no trabalho. Descomplicar-se é aproveitar melhor o seu tempo disponível e descobrir o que realmente é mais importante para você.