GANHAR MAIS: do que se gasta
A pile of euro coins money. Close-up image

GANHAR MAIS: do que se gasta

Diz-se que o dinheiro não é tudo. Conheço pessoas que vivem bem com o pouco que ganham, como também outras com muito dinheiro, e são infelizes e cheias de problemas. A questão do dinheiro não é coisa de fácil tratamento. Quem não tem gostaria de ter, e quem tem também gostaria de ainda ter mais.

Li matérias de autores dizendo que as pessoas devem gastar menos do que se ganha, o que não concordo, pois se assim for, quem não ganha nada, como irá sobreviver gastando nada. As pessoas devem dimensionar os seus gastos e fazer um grande esforço para ganhar mais do que gasta. Lembre-se que a vida produtiva de uma pessoa é muito curta, e qualquer perda de tempo pode significar não atingir a meta.

Nesse sentido, o que você faria se ganhasse na mega sena acumulada de várias semanas? Da minha parte já sei o que fazer caso seja contemplado com essa bolada toda. A primeira coisa que eu faria seria ajudar a família. Como somos em oitos irmãos, a maioria casados e mais a família da minha esposa, daria para cada um, uma belíssima casa em um condomínio fechado somente para eles. Além disso ainda daria uma grande soma em dinheiro para usufruir a vida como bem quisessem.

Num primeiro momento seria uma maravilha. Mas não demoraria a começar os problemas. Pela proximidade e pela falta do que fazer, as cunhadas iriam brigar, os irmãos desocupados iriam entrar na discussão. Os sobrinhos iriam brigar no jogo de futebol os pais iriam se desentender também. Em pouco tempo um não conversaria com o outro. Nas reuniões do condomínio não teriam ninguém para resolver os problemas.

Ah!, aquele dinheiro que dei gastaram em coisas sem sentido, afinal o que é de graça não se dá o valor. Ao questionar o porquê de não terem aplicado o dinheiro, fui maltratado. Bem como as coisas já estavam de mal a pior, mandei todos para “aquele lugar”.

Bem diante de tantos problemas é melhor deixar as coisas como está, cada um com o seu gasto, e que fiquem “naquele lugar”, ou melhor, onde estão. Dessa forma, continuaremos a nos encontrar uma vez por mês e seremos felizes para sempre.

Esta estória é somente para demonstrar a desgraça do dinheiro. E por falar em dinheiro, você deve ganhar mais do que gasta, o que é um excelente negócio. Não dá stres, melhora a qualidade de vida, além de ser um procedimento correto.

A grande questão é que você deve estar questionando: como ganhar mais do que gasto? A vida lhe deu um conjunto de circunstâncias desafiadoras, e ficar esperando soluções prontas não é bom negócio, e cabe a você buscar as alternativas para a sua vida, deve estar sempre praticando a busca de uma forma de ganhar um pouco mais.

A verdade é que existem meios de se ganhar mais e se tornar suficiente financeiramente. Para tanto você precisa ter preparo, para administrar o que ganha e investir muito bem o que sobra. Precisa de disciplina para manter o planejamento, pois o que se ganha deve servir para hoje e para manter uma parte do futuro.

Deverá ainda ter cuidado com os preços e evitar os desperdícios, os luxos desnecessários e gastos supérfluos. Deverá ter patrimônio próprio e uma boa reserva para eventuais necessidades.

É bom lembrar que tudo isso não quer dizer que felicidade e dinheiro andam de mãos dadas, pois toda riqueza não se mede pela quantidade de dinheiro que tem em vida, mais pelo que você faz com o que ganhou e transforme em qualidade de vida que você vive e desfruta.