MERCADO DE TRABALHO

Maiores de 50

Eles já são quase 20% do total de ocupados no Brasil. O grupo formado por trabalhadores com 50 anos ou mais foi o que mais cresceu nos últimos quatro anos, segundo o IBGE. A repórter Fabiana Scaranzi dá dicas de como as pessoas nessa faixa podem conseguir um emprego e onde estão as vagas no mercado de trabalho.

Hoje se vive mais. No Brasil a expectativa de vida já é de 75 anos. Ou seja, quando você chega aos 50 ainda, pode ter ainda 25 anos de vida ativa. Pensando nisso, as empresas estão valorizando as pessoas com mais idade e empregando mais. “Os idosos entram muito no setor de comércio e serviços hoje. Por exemplo, o absenteísmo dos idosos é muito menor que o dos jovens. Outra coisa a rotatividade do idoso é muito menor do que a do jovem porque ele mesmo dificilmente toma a iniciativa de sair”, disse José Pastore, professor especialista em mercado de trabalho.

Segundo o IBGE, pessoas com 50 anos ou mais representam ¼ da população em idade ativa. São 18% dos ocupados. E esse grupo foi o que mais cresceu nos últimos quatro anos. Um indicador de que o mercado de trabalho está mesmo se abrindo para essa faixa etária.

Em Goiânia, o setor de comércio tem sido uma boa opção para quem tem mais de 50 anos e não tem qualificação profissional e as redes de supermercado de todo país estão hoje entre as que mais empregam trabalhadores com este perfil. Em um delas, por exemplo, as idades variam entre 45 a 72 anos e as funções estão entre caixa e recebimento de reclamações dos consumidores e a idéia já chegou a outras empresas da cidade. Em 1,5 ano, somente o SINE – Sistema Nacional de Emprego – encaminhou 1.200 pessoas da terceira idade para trabalhar na região.

Mas se você faz parte desse grupo que ainda enfrenta dificuldades pra conseguir uma vaga, anote o que fazer pra facilitar sua vida:

– Mostre que você tem garra, disposição, saúde e vontade de trabalhar.

– A idade vem mas com ela vem também a experiência. E isso conta pontos a seu favor.

– Cultive a rede de contatos. Os conhecidos podem ajudar muito.

– Se você está empregado, se atualize. Se o se salário vai aumentando assuma também novas responsabilidades. Assim você corre menos risco de ser substituído.

E onde estão as chances de emprego? A maior probabilidade de emprego é sempre nas pequenas e médias, até porque essas empresas não tem estrutura para treinar profissionais jovens. Então, aproveite. Não se acomode. Não desista no primeiro não. E segundo os especialistas, uma outra saída pra quem já passou dos 50 pode ser montar o próprio negócio. Afina, não se esqueça: você ainda tem, pelo menos, mais 25 anos pela frente.

Fonte: Jornal Hoje – Tv.Globo