DESEJA TER UMA EQUIPE MOTIVADA? EXPERIMENTE ESSES 10 PASSOS FÁCEIS

Não é segredo que funcionários motivados cometem menos erros, apresentam maiores níveis de eficácia e tendem a ficar mais tempo na empresa. Para aumentar o entusiasmo dos funcionários, as pequenas empresas estão sempre em busca de novas maneiras de motivá-los para aumentar a produtividade geral. Implementar as tecnologias corretas em sua pequena empresa é o caminho certo para aumentar a produtividade dos funcionários.

Abaixo estão listadas 10 estratégias fáceis que você pode implementar hoje para ajudar a tornar seus funcionários mais produtivos.

01 Crie um ambiente positivo: Não importa se são dois ou 10 funcionários, faça cada um sentir-se valioso e importante. Não favoreça pessoas em sua equipe. Mantenha abertas as portas de seu escritório e informe sua equipe que sempre poderão trazer dúvidas ou preocupações a você.

02 Escute e escute sempre com atenção: Os funcionários desejam gerentes que escutem suas ideias e preocupações, então não os interrompa quando estiverem falando. Não pareça impaciente nem trabalhe em outra coisa. Preste atenção ao que seu funcionário tem a dizer.

03 Atribua tarefas a quem tem o talento certo: Sempre que possível, atribua tarefas ao funcionário que você sabe que irá apreciá-la ou executá-la com competência. Um indivíduo que é bem sucedido em uma tarefa terá confiança para assumir outros projetos com energia e entusiasmo renovados

04 Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Respeite os horários de refeições, pausas e atividades após o trabalho. Mesmo os melhores funcionários necessitam de uma pausa durante o dia.

05 Dê retorno imediato e particular: Ao atribuir tarefas, peça que o funcionário uma confirmação no início do projeto, para ter certeza de que ele está no caminho certo. Nunca os critique na frente de outros membros da equipe – isso é humilhante e não é profissional.

06 A honestidade é a melhor política: Não importa o tamanho da empresa, os boatos podem espalhar rapidamente notícias preocupantes como demissões, então converse com os funcionários sobre essas preocupações logo que possível. Se você for honesto sobre a situação dos negócios, eles serão honestos com você sobre o que os preocupa.

07 Trabalho duro exige um pouco de diversão: Faça algo agradável para quem trabalha para você. Promova um almoço da empresa ou uma atividade como um filme ou peça de teatro. Recompense o trabalho duro com uma folga extra, ou encerrando as atividades mais cedo em algumas sextas-feiras.

08 Modernização: Informática e outras formas de tecnologia modernas podem ser seus melhores amigos. A tecnologia moderna permite aos funcionários ter acesso a amplos recursos e informações imediatas.

09 Incentive: Os incentivos podem ser algo tão simples quanto um vale-presente ou algo mais substancial como bônus por desempenho ou aumentos de salário. Os prêmios de “funcionário do mês” são eficazes em motivar os funcionários

10 Reconheça as contribuições: Destine tempo para elogiar os funcionários pro um trabalho bem feito, de preferência em frente a seus colegas. Se você é gerente em uma empresa, informe à direção sobre as contribuições de sua equipe para um projeto importante. Quando as pessoas em sua equipe vão bem, verão que você é um motivador eficaz.