SHOPPING: de empregos

SHOPPING: de empregos

As agências de emprego que se cuidem. Com base na onda de empregos que o novo Presidente da República recém eleito irá oferecer no próximo ano, estou pensando em criar um Shopping de Empregos. Trata-se de empreendimento inédito, pois não existe nada igual no mundo. Serei um sorocabano consagrado pela iniciativa pioneira. Minha idéia é que este Shopping terá em torno de 5 andares onde os candidatos poderão escolher os seus empregos entre várias opções distribuídos nos andares. Porém a qualidade do emprego irá crescer quando mais alto for o andar.

A única regra é que uma vez escolhido o emprego naquele andar não se poderá mais pesquisar em outro andar. Devem escolher um emprego naquele andar e ir embora, ou se preferir poderá optar por escolher o emprego no andar de cima. Para tanto e para verificar a sua funcionalidade devo fazer simulação das pessoas freqüentando o Shopping à procura dos empregos dos seus sonhos.

Neste caso vou acompanhar dois candidatos desempregados para sentir o que eles irão dizer do meu Shopping de Empregos, afinal trata-se de uma grande inovação.

No primeiro andar coloquei um aviso na porta com os seguintes dizeres: “Os empregos deste andar têm excelentes salários”. Um candidato disse para o outro: “Já começamos bem, ter um ótimo salário é tudo o que eu queria, mas vamos ver como serão os empregos do próximo andar.” Então eles subiram até o segundo andar.

No segundo andar nova placa : “Os empregos deste andar têm excelentes salários e um ótimo ambiente de trabalho”. “Viu só?” – diz um candidato. “Como serão então os empregos do próximo andar?” Então eles subiram para o terceiro andar.

No terceiro andar os candidatos depararam com outra placa. “Os empregos deste andar, têm excelentes salários, ótimo ambiente de trabalho e oferecemos veiculo e moradia de graça.” “Nossa – dizem os candidatos”.- “Muito tentador, mas como será o emprego do próximo andar?” Então eles subiram ansiosos.

No quarto andar tinha mais uma placa. Os empregos deste andar têm excelentes salários, ótimo ambiente de trabalho e oferecemos veiculo e moradia de graça além de trabalho em meio período.”. Meu Deus…pense! O que será que nos aguarda no quinto andar!!! Então elas subiram até o quinto andar.

No quinto andar a placa na porta do andar vazio dizia: Esse andar serve somente para provar que é impossível satisfazer a todos. Por favor siga até a saída e tenha um bom dia. Ou melhor “volte sempre”. Só que neste caso deve voltar menos ganancioso. O trabalho se constrói como uma casa a partir do alicerce e tijolo por tijolo. Querer o melhor posto de trabalho demanda tempo e experiência, e você deve se preparar para conquistar o seu melhor emprego.

Bem quanto ao meu Shopping de Empregos acho que por enquanto não devo dar andamento. Mas acho que você pode e deve construir seu Shopping de Empregos, onde no primeiro andar você colocará a disposição todos os itens dos seus estudos e cursos, nos segundo andar a sua gama de experiências profissionais adquiridas, no terceiro andar o seu comportamento e as suas emoções perante os desafios, no quarto andar as suas soluções para os problemas a resolver e no quinto andar a sua realização pessoal de ter feito um excelente investimento.