Há quase trinta anos, a rainha da música country Dolly Parton cantava: “Trabalhar das 9 às 5, que jeito de ganhar a vida!” E como as coisas mudaram desde então!
Nossas horas e rotinas mudaram drasticamente. Muita gente está trabalhando mais e, devido aos grandes avanços da tecnologia móvel, agora é possível trabalhar de praticamente qualquer lugar.
Se Dolly já reclamava naquela época, imagine como ela não se sente hoje!
É importante lembrar que, devido ao excessivo número de horas de trabalho da maioria das pessoas hoje, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional geralmente é deixado de lado. Claro que a dedicação ao trabalho gera resultados satisfatórios, como: sucesso nos projetos, promoções e respeito dos colegas. Mas sem tempo livre suficiente, podemos acabar negligenciando nossa família, nossos amigos e, o que é pior, nós mesmos. O resultado são problemas que afetam as duas áreas de nossa vida.
‘Willllmmaaa, cheguei!’
Às vezes vale mais a pena ser mais despreocupado, como Fred Flintstone ou Homer Simpson, do que excessivamente ligado ao trabalho, como Bob, O Construtor, sempre perguntando: “Podemos consertar? Podemos, sim!” Mas, para alguns de nós, isso pode ser mais fácil do que para outros…
Você não tem certeza se sua vida está desequilibrada pessoal e profissionalmente? Responda a estas perguntas:
Na hora das refeições, você:
a) Relaxa e esquece os problemas do mundo lá fora
b) Desliga temporariamente o telefone para poder saborear a comida e aproveitar a companhia
c) Atende a ligações de trabalho entre as garfadas
A última coisa que você faz antes de dormir é:
a) Escovar os dentes
b) Dizer boa noite a alguém querido
c) Checar mensagens de trabalho nos seus e-mails, PDAs, etc.
Você geralmente inicia os dias no escritório:
a) Sentindo-se novo e relaxado
b) Concentrado e pronto para começar
c) Sentindo-se como Bill Murray em Feitiço do Tempo – preso num pesadelo repetitivo e interminável
Como você se saiu? Algum “C”? Talvez não haja problema se você marcou um C. Duas respostas C sugerem que você precisa reconsiderar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, mas três são um sinal de alerta de que você precisa fazer algumas mudanças.
Aprimorando a equação vida pessoal/profissional
Embora muita coisa tenha sido escrita sobre a importância de estabelecer uma harmonia entre os lados yin e yang na vida pessoal e profissional, com muita frequência esquecemos a mensagem e acabamos negligenciando aspectos da vida realmente importantes. Esperamos que as dicas a seguir possam ajudá-lo a atingir um equilíbrio mais satisfatório:
1) Uma vez por semana, faça de conta que você é o Homer Simpson.
2) Dê o exemplo para seus colegas indo embora no horário. Não fique no trabalho apenas para mostrar que está lá.
3) Tire proveito da flexibilidade do horário de trabalho.
4) Aprenda a dizer “não”.
5) Lembre-se de delegar tarefas.
6) Organize uma programação e siga-a. Use ferramentas como o calendário do Outlook para gerenciar melhor seu tempo.
7) Estabeleça limites entre casa e trabalho.
8) Preserve seu tempo pessoal e não esqueça de planejar atividades divertidas e relaxantes com seus amigos e familiares. Agende essas atividades como se fossem compromissos de trabalho.
9) Use a tecnologia a seu favor. Use a tecnologia móvel sem fio, como a dos notebooks empresariais HP para ajudá-lo a fazer as coisas de acordo com suas necessidades – depois desligue e relaxe.
10) Não esqueça de reservar um tempo toda semana para refletir sobre a vida, longe do trabalho.
Não vale a pena gastar a vida só trabalhando, sem se divertir. Seguindo as dicas acima, você irá encontrar tempo suficiente para recarregar suas baterias de modo a não comprometer seu desempenho profissional e aproveitar seu tempo livre de forma significativa e satisfatória.
João de Araujo é pós graduado em RH, advogado e consultor trabalhista e diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda.