COMPETIÇÃO: com você mesmo

COMPETIÇÃO: com você mesmo

O mercado de trabalho se transformou numa grande competição onde vencem os melhores, os mais dinâmicos, os que têm mais iniciativa, os mais motivados, enfim: os que são polivalentes com espírito de vencedores.

As competições neste segmento são ditadas pelo mercado, porém não muito diferente das outras, que, silenciosamente vai desclassificando um grande numero de profissionais para classificar os poucos que se destacam.

O que muitos não sabem é que a competição mais importante não é apenas aquela que se trava no mundo externo com os colegas, com a concorrência ou com os demais integrantes do movimentado mercado de trabalho.

A grande e decisiva competição é aquela que você trava no seu interior, com você mesmo, pois a cada dia que você se supera é uma competição vencida de outras que virão. Superar o seu colega, não vale muita coisa, é apenas uma competição de vaidades.

Alguém já disse certa vez: eu sou o meu grande problema. Com este artigo quero lhe dizer: você é uma grande solução para você.

Lembre-se que na sua infância você competia na escola apostando numa melhor nota, competia com seus amigos em busca de auto-afirmação, e depois de adulto continua competindo com o vizinho, com a sociedade sem, contudo levar a conquista de muita coisa.

Deve estar se perguntando: e daí, como fazer isto na prática? A resposta normal você já conhece, que para chegar lá, treinamento é um fator essencial para aumentar as chances de ganhar a competição. Disciplina, automotivação e confiança melhoram muito o desempenho individual.

Porém neste assunto de competição com você mesmo, a resposta passa onde começam a nascer às transformações, que é vontade de competir com alguém que é você. Depois escolha qual vitória quer alcançar, e vá luta, nunca se esquecendo que o mais importante é vencer. Por exemplo: se quiser ter uma formação superior, deve fazer todos os esforços para concretizar esta vitória.

As regras para vencer a competição com você são as mesmas aplicadas aqui fora. O diferencial está na forma de encarar o desafio, pois existe um único concorrente bem conhecido, que é você mesmo, e a cada marca alcançada a mais é uma vitória sua. Chegar no topo é difícil, porém com autodeterminação poucos chegam lá, e estes sempre serão os melhores.

Descubra sua maneira de aprender e concentre-se no aperfeiçoamento e na aquisição de novas habilidades que sejam prioritárias para o projeto da sua competição. Faça o melhor que puder, como se fosse para você mesmo, só assim estará criando um clima ao seu redor de satisfação e de boa vontade. Afinal você merece vencer.

Permita a você a possibilidade de exercitar os seus talentos, diga, eu posso e a cada vitória me transformo numa pessoa melhor e mais feliz.