FIQUE “SURDO”: para se dar bem

A melhor forma para alcançar uma grande meta,
na maioria das vezes é ficar “surdo”

Dar ouvido para tudo e para todos não é uma receita das melhores para se praticar. Lembro muito bem quando decidi abandonar meu emprego para tocar o meu próprio negócio. Tomei todas as cautelas uma vez que iria começar do zero.

Consultei na época várias pessoas entendidas em mercado e negócios. Como resultado, obtive dessas pessoas que já tinha na cidade cinco empresas operando no ramo em que pretendia entrar, e criar mais uma empresa seria um mau negócio.

Disseram-me que o mercado já estava saturado. Tinha feito um convite para um conhecido ser meu sócio no negócio e este retornou dizendo que consultou uma “Mãe de Santo” e esta alertou sobre a previsão de fracasso no empreendimento.

Disse-me que entraria em qualquer outro negócio, menos no ramo da minha proposta. Recorri aos meus amigos da época a fim de obter algum ânimo. Acharam uma loucura sair de um emprego para aventurar-se em negócio próprio.

Com todos estes maus presságios, resolvi ficar “surdo” e tomar uma decisão importante: montaria o meu próprio negócio de qualquer forma.

Desconsiderei as opiniões dos entendidos do mercado, da “Mãe de Santo” e dos meus amigos. Trabalhei duro e depois de cinco anos da minha “surdez” em relação às previsões, a empresa que antes estava destinada ao fracasso, segundo as previsões, começou a dar resultados positivos.

Desde 1986, em vez de cinco concorrentes da época da abertura temos mais de quarenta competindo no mercado do mesmo tamanho da época de início.

A melhor forma para alcançar uma grande meta, na maioria das vezes é ficar “surdo”. Muitas pessoas possuem baixa expectativa em relação o seu próprio trabalho, do seu desempenho e de sua vida, e acabam deixando-se influenciar pelas opiniões das pessoas.

Normalmente, quando deveriam dar andamento nos seus sonhos, contentam-se em deixar do jeito que está. Ficar parado é jamais chegar a algum lugar.

Não espere ninguém lhe dizer o que você deve fazer. Use seu poder e faça aquilo que você quer sem contudo mudar tudo em sua vida. Basta apenas tomar a iniciativa naquilo que achar realmente importante, fazer o que precisa ser feito, viver o que de fato você quer viver.

Este pode ser um momento como outro qualquer, para você continuar repetindo, dia a dia, a rotina dos últimos anos, ou pode ser uma oportunidade para criar um cotidiano rico de experiências, feliz, repleto de novos desafios e de múltiplas realizações.

É como estar diante de uma encruzilhada, onde uma série de caminhos se estende à sua frente, com muitas possibilidades novas e afortunadas. Aos seus ouvidos todos dirão para repetir o mesmo caminho de sempre, pois acomodado você sempre terá menos riscos.

A sua decisão é que vai determinar o seu futuro. Portanto não entregue para outro a decisão que irá tomar. Tenha esperança de que tudo irá dar certo. Tomara que seja assim. Porém, com certeza, seu futuro será de acordo com seu mérito. Então, não perca mais tempo, faça por merecer!

João de Araújo é pós-graduado em RH, advogado consultor trabalhista e diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda