NOME LIMPO TEM A VER COM OPORTUNIDADES DE EMPREGO

Às dificuldades financeiras podem existir na vida de qualquer ser mortal, principalmente se você é um trabalhador que depende de salários para as suas realizações materiais.

Mas o que poucos sabem é que esses contratempos podem acabar levando nosso nome para órgãos de proteção ao crédito, como o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, Serasa e outros de controle e restrições de crédito.

A situação fica mais crítica quando nos encontramos desempregados e sem recursos para regularizar esta situação. A solução é conseguir uma nova oportunidade profissional para termos a chance de recomeçar e colocar nossa vida em dia.

Mas o que poucos sabem é que estar com o nome sujo pode ser um entrave para que não se consiga a tão esperada oportunidade de trabalho.

Nos processos seletivos atuais, as informações analisadas dos profissionais vão desde o histórico profissional até o Facebook – onde se pode conhecer um pouco das características pessoais dos candidatos -, além de uma consulta nos órgãos de proteção ao crédito para saber se ele possui uma vida financeira saudável.

Além da carteira profissional os candidatos não são obrigados a fornecer documentos pessoais durante a entrevista de emprego ou no preenchimento de algum cadastro durante o processo seletivo, mas deve ter em mente como pretende realizar esta negativa, pois ele pode estar dizendo “Adeus” ao seu futuro emprego. Pede-se uma postura tranquila para esta situação, e é claro que a empresa pode pedir os dados pessoais de um candidato na hora de confirmar a contratação.

Para os candidatos que estão nesta difícil situação de encontrar-se com o cadastro negativo nos órgãos de controle de crédito, a renegociação dever ser o caminho para quem procura um emprego, lembrando que isto deve ser feito não somente em função da procura por trabalho, mas também para que as pessoas voltem a consumir tranquilamente.

Sobre o assunto, a seguir algumas orientações que podem ajudar a resolver seu problema:

Como limpar o seu nome
SPC
Para conseguir limpar seu nome no SPC, é necessário levar o RG e o CPF à sede da Associação Comercial de sua cidade para verificar o valor da dívida, que pode ser paga ou renegociada no próprio local ou na loja credora.

Cheque sem fundo
O procedimento para limpar o nome no caso de cheques sem fundo é levar o RG ou a carteira profissional e o CPF ao banco emissor do cheque, solicitando o número, o valor e a data do cheque devolvido duas vezes.
Procure a pessoa ou a empresa para quem o cheque foi emitido para regularizar o débito e recuperar o cheque. Depois é só preparar uma carta, juntar o cheque, recolher a taxa para devolução de cheques no banco e protocolar cópia dos documentos entregues para regularização no Banco Central.

Já para regularizar seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo, o correntista deve obter o protocolo da comunicação que seu banco fez ao Banco do Brasil, que é o encarregado pelo BC de processar a atualização do arquivo de CCF.

Título protestado
Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão para saber quem o indicou para protesto. Regularize o débito e peça uma carta indicando que a dívida foi paga.

Reconheça firma da pessoa ou empresa, retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite seu cancelamento. Depois disso, entregue a certidão no Serasa para a baixa da anotação em seus arquivos.