MELHORE A PRODUTIVIDADE COM SEUS PENSAMENTOS

Não deixe que seu modo de pensar limite sua produtividade. Pensamentos negativos sobre uma organização podem sabotar seu desempenho. Descubra como algumas mudanças simples podem melhorar sua vida no mundo dos negócios.

O tempo nunca é suficiente

Em primeiro lugar, saiba quais são seus compromissos. Entre o computador desktop ou o notebook, o celular e a internet, você pode acessar um calendário. Use-o para anotar os compromissos, prazos e todas as coisas mais ou menos importantes que você precisa fazer.

É importante escolher uma ferramenta e trabalhar com ela. De preferência, uma ferramenta para a qual você goste de olhar, porque você vai olhar para ela sempre.

Quando você sabe o que precisa fazer, pode atribuir o tempo certo a cada coisa. Quanto tempo você vai levar para escrever aquele relatório? Se for precisar de três horas, registre esse tempo na nova ferramenta: o calendário. De repente você vai ter controle de tudo e saber quando terá um tempo livre.

Dica: Use a automação

A maioria dos bancos oferece a opção de pagamento de contas na Internet, que você pode programar automaticamente para pagar as prestações da casa ou do carro. Isso é bastante conveniente para valores fixos, além de um modo fácil de garantir que você nunca mais pagará uma multa por atraso.

Você esquece aniversários importantes? É possível definir lembretes automáticos para isso também, assim como para outras datas importantes. Você pode fazer isso em um calendário eletrônico. Ou usar sites que podem lembrá-lo disso por e-mail.

A organização leva à criatividade

Descubra o que seus colegas mais organizados já sabem: a organização libera você para criar.

Comece com sua mesa de trabalho. Ela se parece com: A) a toca de um hamster, com papel por todo lado, ou B) um calmo e livre espaço zen com alguns souvenires inspiradores?

Para ir da opção A à B, você precisa olhar para cada folha de papel e tomar uma decisão:

  • Isso requer alguma ação? • Isso é uma referência que eu não posso encontrar em outro lugar?

Se a resposta à primeira pergunta for sim, faça o que é preciso agora ou agende a tarefa no calendário.

Como qualquer tarefa importante, organizar pode ser assustador, então acabe logo com isso! Meia hora de arrumação no fim de cada dia pode ser uma ótima forma de preparar-se para o dia seguinte. O segredo é fazer isso em quantidades pequenas de forma consistente.

Quando os papéis estiverem nos locais designados, você terá mais espaço para criar, porque não estará sempre tentando descobrir onde as coisas estão.

Dica: Dê um destino a cada coisa

Configure pastas de projetos em seu computador. Você também vai precisar de pastas de projetos em seu programa de e-mail para armazenar correspondências críticas. Essa medida pode ser essencial quando você tentar seguir o fluxo de comentários de clientes.

Use o cérebro para tarefas importantes

Há usos melhores para seu cérebro do que memorizar a lista do supermercado. Planejamento estratégico, produção de um texto ou novas ideias comerciais: coisas que seu cérebro pode fazer se não estiver funcionando como seu secretário particular. Acabe com a desorganização: anote as tarefas.

Classifique todas aquelas pequenas coisas que você tem que controlar (como a consulta com o dentista, sua revisão anual) em compromissos, itens de ação e ideias. Os compromissos são adicionados ao calendário, os itens de ação à lista de tarefas, e as ideias vão para um bloco de anotações. Anote ideias para projetos, lembretes e desejos.

Tudo o que estiver ocupando sua cabeça pode ser anotado. Você não precisa fazer nada com essas ideias. Basta colocá-las em algum lugar para você poder relaxar. E começar a pensar de modo criativo.

Dica: Misture anotações à mão e digitadas para estimular sua criatividade

Se você costuma fazer tudo no computador, mude a rotina e use a caneta. Uma folha de papel em branco pode ser uma tela para sua imaginação e, sem o corretor ortográfico para lembrá-lo de cada erro, você vai estar livre para se concentrar em seus pensamentos.

Fonte: HP