SER O PRIMEIRO: é o que interessa

“Desenvolva atos de vencedor, Motive seus colegas de trabalho também a
pensar e ter metas de vencedores, para que todos sejam
ao final os melhores e façam a sua empresa
alcançar o primeiro lugar”.

Temos uma cultura de somente valorizar o primeiro lugar. Não nos interessamos pela demais posições dos vencedores, ou pior, tratamo-os como se fossem perdedores.

No Brasil não me lembro de ter visto uma comemoração pelo nosso país ter conquistado o vice campeonato mundial de 1998. E o pior, quando se fala nesta conquista do vice campeonato mundial, o comentário é que foi uma grande derrota.

No mercado do trabalho não é muito diferente. É uma competição de copa do mundo permanente, onde somente o primeiro lugar é que interessa.. Assim como no time de futebol valorizam-se os melhores, os que vendem mais, os que são mais dinâmicos e tem mais iniciativa, os mais motivados, enfim: os que são polivalentes e com espirito de vencedores.

Por falar em primeiro lugar, foi com muita satisfação que recebi nesta semana o Diploma de Consagração Pública pela empresa que dirijo ter sido eleita pelos profissionais de Sorocaba e Região em primeiro lugar no segmento de prestação de serviços.

É o segundo ano consecutivo que somos consagrados com este honroso reconhecimento pelo nosso trabalho. É um excelente motivo para continuarmos nos esforçando e fazendo o que sabemos e gostamos, não se esquecendo que a melhoria é um compromisso contínuo. Parabéns para toda a equipe.

Vejam que estou falando no sentido de primeiro lugar para toda a equipe. Pois na empresa ter um único campeão não leva a grandes resultados. Dentro da empresa conseguirá um lugar de destaque aquele que for o melhor na sua posição de trabalho. Mas ainda isso não é tudo, a sua empresa também terá que ser a melhor no segmento em que atua.

Preocupe-se com o seu trabalho e da usa equipe. Valorize os seus parceiros. Procure buscar objetivos comuns previamente analisados por todos. Lembre-se que a vitória deverá ser comemorado por todos.
É necessário ter em mente que para chegar lá, qualquer falha no meio do caminho pode ser fatal. Treinamento é um fator essencial para diminuir o número de falhas. Disciplina, auto motivação e confiança melhoram em muito o desempenho individual e da equipe.

Procure ser o campeão, una-se aos demais, desenvolva atos de vencedor, motive seus colegas de trabalho também a pensar e ter metas de vencedores, para que todos sejam ao final os melhores e façam a sua empresa alcançar o primeiro lugar.

João de Araújo é pós-graduado em RH, advogado atua na área trabalhista, diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda.