SEGUNDA FEIRA: vou arrumar emprego

SEGUNDA FEIRA: vou arrumar emprego

Será que existe um dia da semana que seja o melhor para arrumar emprego? Muitas pessoas elegem a segunda feira como um excelente dia para empregar-se e lotam as portas de agências de empregos e fábricas em busca de uma colocação no mercado de trabalho. O resto da semana ficam a espera do chamado que raramente acontece. Na próxima segunda feira tenta de novo e assim vai.

A segunda feira é considerada um dia em que o stress das pessoas está em alta, e por isso ficam com humor alterado e com cara de poucos amigos. Conheço pessoas que ao ouvir a música do fantástico de domingo á noite sentem calafrios só de pensar que vem uma segunda feira brava pela frente.

Afinal começar uma semana de trabalho após um final de semana não é preferência de nenhum mortal. Tanto o recrutador como os candidatos a um trabalho estão nesta condição, e aí acaba não dando boa ligação entre as partes. Além do mais com o fluxo de grande numero de pessoas procurando emprego o atendimento não é dos mais eficazes. Existe uma pesquisa que na segunda feira as conexões dos computadores ficam mais lentas devido ao grande número de tráfego de usuários.

Assim o melhor dia da semana para procurar emprego verdadeiramente não é na segunda feira. Se outros dias são melhores é uma outra questão, neste artigo estou limitado a falar somente da segunda feira.

Mas a pergunta ainda não está respondida. Por que as pessoas apostam todas as suas fichas na segunda feira, conhecida como o Dia Internacional da Preguiça?

Este assunto me tomou o pensamento em busca de respostas. Em primeiro lugar, as empresas têm o costume de anunciar suas vagas no domingo, em busca de mais leitores. Em contra partida os leitores ao verificarem estas ofertas debandam todos no dia seguinte que é a segunda feira em busca dos empregos anunciados, o que coloca este dia como o dia da busca de emprego. Outra resposta seria a sensação que na segunda feira por ser o início da semana é o início de um marco zero de um novo ciclo. Imaginam que sentem mais renovados e motivados a buscar algo que desejam. Tanto é verdade que na sexta feira é o dia quem os desempregados estão em total inatividade.

Dizem alguns especialistas em psicologia que é um conforto ilusório pensar que tudo vai entrar nos eixos a partir da segunda feira. Querer arrumar emprego na segunda feira é o mesmo que ir em busca de um trânsito congestionado. Você não deve forçar a barra nesse dia. Pessoalmente gosto da segunda feira porque fica longe da outra.

Hoje se procura emprego pela Internet, cadastrando em sites especializados a qualquer hora do dia ou da noite. Poderá ainda com ajuda de uma lista telefônica endereçar curriculuns para milhares de empresas, sem, no entanto bater pessoalmente nas portas das empresas no horário comercial ou em num determinado dia da semana.

Quem está em busca de colocação no mercado não deve se apegar apenas com a segunda feira. Não deixe para um único dia o que pode fazer na semana toda. Deve colocar todos os dias da semana como o dia “d”, e sendo o mais importante da sua vida e traçar um plano para alcançá-lo. Este plano deve ainda incluir que o dia não é apenas aquele em que se pode ver o sol. Inclua a lua e as estrelas em seu olhar e trabalhe em busca do seu objetivo às 24 horas disponíveis em todos os dias da semana.