BOA IMAGEM: é para se levar a sério

Leve sua imagem profissional e pessoal a sério,
Buscando sempre projetar competência e profissionalismo,
Afinal para os outros você é aquilo que comunica.

Tenho em mãos uma pesquisa com mais de 600 profissionais do primeiro escalão de grandes empresas americanas.

Pelos dados conclui-se que você pode fazer muito pela sua imagem e pela empresa que trabalha, pois segundo os resultados da pesquisa, os clientes e os funcionários são os principais determinantes da reputação de uma empresa.

Conclui-se ainda, que os funcionários são os “embaixadores” da empresa. Devem ser cuidadosos na maneira de falar, de se vestirem e de se relacionarem com as pessoas. O desvio da conduta ética de um funcionário pode comprometer a imagem de toda organização.

Muita gente pensa que hoje em dia, cuidar da imagem quer dizer ostentar sofisticação, posição social elevada e ter riqueza. Tudo isso é bom para a coluna social, porém nada tem a ver com imagem profissional.

Pense nisto: do ponto de vista profissional você precisa projetar uma imagem de competência, eficiência e profissionalismo. Daí a necessidade de você se apresentar para o público com vestimenta que atenda as expectativas do público relacionado com a sua profissão. É o caso dos médicos que se apresentam todo de branco, dos advogados que são obrigados a usar gravata e paletó, porém não precisam usar um relógio Rolex para parecer competente e profissional. Enfim, comunique-se com sua vestimenta.

Projete uma imagem de pessoa de valor. Trabalhando a sua simpatia, a ética, cooperação, coleguismo, é fundamental ter a preocupação de se melhorar sempre, como pessoa. Sua figura precisa simbolizar para os outros: disciplina, dinamismo, disposição, seriedade, respeito aos outros e auto-estima.

Aquilo que fazemos indica para os outros o que somos e o que podem esperar de nós. Uma pequena mentira, mais de um atraso ao trabalho, podem ter um péssimo resultado sobre sua imagem.

Administre seu comportamento, não deixando de cumprir promessas, mesmo as pequenas. Muitas pessoas cometem deslizes nas pequenas coisas que acumuladas nos levam a péssimas impressões. Evite que sua imagem seja ligada ao amadorismo e a malandragem. Leve sua imagem profissional e pessoal a sério, buscando sempre projetar competência e profissionalismo, afinal para os outros você é aquilo que comunica.

João de Araújo é pós-graduado em RH, advogado atua na área trabalhista, diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda.

 

 

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