COMÉRCIO: contratar ou não contratar

COMÉRCIO: contratar ou não contratar

O final do ano se aproxima, e tradicionalmente o comércio se vê as portas de alavancar as suas vendas com a entrada do dinheiro pago aos trabalhadores a titulo de décimo terceiro salário, como também pela tradição das pessoas em dar e receber presentes nessa época.

Para atender esta finalidade de acréscimo nas vendas, o comércio se socorre ao instituto do trabalho temporário, previsto na Lei 6019/74, na qual utilizam trabalhadores fornecidos pelas empresas especializadas nesta modalidade de mão de obra.

As contratações ocorrem no início do mês de novembro e são indispensáveis para que as vendas sejam coroadas de sucesso, seja pelo volume ou pela qualidade no atendimento.

Este ano, diferentemente dos demais, foi marcado por crises, o que leva parte dos comerciantes a adiarem as contratações para atender o acréscimo de suas vendas. Tal constatação ficou claro na matéria do Jornal Cruzeiro do Sul, no último dia 21, Caderno Mercado, pág. 2 , em que os comerciantes colocaram-se em situação de pessimismo.

Nessa matéria fui um dos poucos otimistas em relação às contratações e vendas do final de ano. Neste contexto, prever poucas vendas, seria o mesmo que admitir que os consumidores teriam que deixar de dar e ganhar o tradicional presente de final de ano. Imagine você participando da confraternização do amigo secreto e se desculpando ao ter revelado seu amigo, que foi pego pelas incertezas do mercado e não poderá dar o tradicional presente.

O mercado já começou a normalizar após o término das eleições. É certo que não temos nenhum indicador de que seja um final de ano catastrófico. Eu vou comprar, você vai comprar, a população da cidade vai consumir, sem contar com os compradores que vêm de cidades próximas.

Ao contrário do que muitos pensam, a alta do dólar pode influenciar o aumento do consumo interno, uma vez que as pessoas deixarão de viajar ao exterior para gastar em compras por aqui mesmo.

O que vai ocorrer é a repetição de anos anteriores, e este não será exceção, em que mesmo o comerciante sendo pessimista irá vender mais do que nunca, e ao término do ano teremos uma excelente avaliação das vendas de boas festas.

A diferença é que o comerciante que não se preparar com vendedores experientes, corre o risco de ter pouca qualidade no atendimento, o que poderá refletir no futuro, com avaliação negativa pelo consumidor.

O comerciante deve mudar sua postura frente às incertezas do mercado, deve ser mais otimista e sair na frente das possíveis crises, preparar o seu comércio com um excelente visual, com estoques adequados e conforto para receber os consumidores. Não existe possibilidade de poucas vendas no final do ano. Preparem-se, contrate muitos vendedores porque este é um aviso que vamos invadir a sua loja para consumir.