A procura por trabalho começa no
ato do anúncio da sua despedida
ou da conclusão
do seu curso superior.
Quanto mais cedo você começar a
procura por trabalho,
maior vantagem você terá
Um dos problemas que mais aflige os brasileiros é o desemprego. E quando se fale em emprego estamos falando do formal, com carteira assinada, ja que outras formas de trabalho existem, mas aí procure outros artigos nesta seção que falarei com mais detalhes.
Por isso, quem procurar se diferenciar terá mais chances de conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho, como elaborar o currículo, como se portar numa entrevista, estratégias para sua autodivulgação e tudo o que é necessário para se conquistar um bom trabalho, afinal, emprego não se arruma se conquista.
Personalização. Esta é a palavra de ordem quando se fala de currículos. Na lnternet ou no papel, é possível imprimir o estilo pessoal ao documento, sabendo destacar os pontos fortes, palavras-chave que saltam aos olhos do selecionador e destacando o real interesse em fazer parte de determinada empresa.
O currículo é o reflexo da imagem do profissional no papel e deve ser adequado a cada vaga pretendida.
Imprimir centenas de currículos e enviar a esmo não ajuda quem busca uma colocação. O ideal é falar para cada empresa exatamente o que ela quer ouvir. Quem receberá o currículo provavelmente será o departamento de RH, que geralmente não tem muito tempo a perder, e quer logo um indicativo de que você tem potencial para ocupar a vaga, de preferência nas primeiras linhas.
É importante usar e abusar de palavras-chave para chamar a atenção do selecionador e fazê-lo optar pelo seu currículo. Seja realista. Saiba ressaltar os seus pontos fortes sem parecer marqueteiro.
Sempre relacione as competências aos resultados que você já obteve em experiências anteriores. Só coloque competências pessoais se você for usá-las no seu trabalho diário.
Ao preencher formulários de empresas na Internet ou mesmo em sites de empregos, não deixe campos em branco. Alguns formulários são realmente longos, mas o resumo da sua vida profissional deve ser feito com cuidado e não é uma tarefa rápida.
Revise o currículo quantas vezes forem necessárias. Erros de português e digitação são imperdoáveis, tanto no papel quanto na lnternet.
Feito isso vá luta. A procura por trabalho começa no ato do anúncio da sua despedida ou da conclusão do seu curso superior. Quanto mais cedo você começar a procura por trabalho, maior vantagem você terá.
Por fim, a sua jornada para procurar uma colocação no mercado de trabalho nunca deverá ser inferior se estivesse trabalhando. O recado está dado, agora é ir a luta e voltar ao final da jornada com um excelente emprego.