EMPREGO NÃO SE ARRUMA: SE CONQUISTA

EMPREGO NÃO SE ARRUMA: SE CONQUISTA

A procura por trabalho começa no

ato do anúncio da sua despedida

ou da conclusão

do seu curso superior.

Quanto mais cedo você começar a

procura por trabalho,

maior vantagem você terá

Um dos problemas que mais aflige os brasileiros é o desemprego. E quando se fale em emprego estamos falando do for­mal, com carteira assi­nada, ja que outras formas de trabalho existem, mas aí procure outros artigos nesta seção que falarei com mais detalhes.

Por isso, quem procurar se diferenciar terá mais chances de conquistar uma boa co­locação no mercado de trabalho, como ela­borar o currículo, como se portar numa entrevis­ta, estratégias para sua autodivulgação e tudo o que é necessário para se conquistar um bom tra­balho, afinal, emprego não se arruma se conquista.

Personalização. Esta é a palavra de ordem quando se fala de currí­culos. Na lnternet ou no papel, é possível impri­mir o estilo pessoal ao documento, sabendo destacar os pontos fortes, palavras-chave que sal­tam aos olhos do selecio­nador e destacando o real interesse em fazer parte de determinada empresa.

O currículo é o refle­xo da imagem do profis­sional no papel e deve ser adequado a cada vaga pretendida.

Impri­mir centenas de currícu­los e enviar a esmo não ajuda quem busca uma colocação. O ideal é fa­lar para cada empresa exatamente o que ela quer ouvir. Quem rece­berá o currículo provavelmente será o departa­mento de RH, que geral­mente não tem muito tempo a perder, e quer logo um indicativo de que você tem potencial para ocupar a vaga, de preferência nas primei­ras linhas.

É importante usar e abusar de palavras-cha­ve para chamar a aten­ção do selecionador e fazê-lo optar pelo seu currículo. Seja realista. Saiba ressaltar os seus pontos fortes sem pare­cer marqueteiro.

Sempre relacione as competências aos resul­tados que você já obte­ve em experiências an­teriores. Só coloque competências pessoais se você for usá-las no seu trabalho diário.

Ao preencher formu­lários de empresas na Internet ou mesmo em sites de empregos, não deixe campos em bran­co. Alguns formulários são realmente longos, mas o resumo da sua vida profissional deve ser feito com cuidado e não é uma tarefa rápida.

Revise o currículo quantas vezes forem necessárias. Erros de português e digitação são imper­doáveis, tanto no papel quanto na lnternet.

Feito isso vá luta. A procura por trabalho começa no ato do anúncio da sua despedida ou da conclusão do seu curso superior. Quanto mais cedo você começar a procura por trabalho, maior vantagem você terá.

Por fim, a sua jornada para procurar uma colocação no mercado de trabalho nunca deverá ser inferior se estivesse trabalhando. O recado está dado, agora é ir a luta e voltar ao final da jornada com um excelente emprego.