FIM DE ANO: é hora de fazer o balanço geral

acredite nos seus sonhos,
porém não esperando que se realizem sozinhos

A fim do ano chegou mais uma vez, e estes últimos dias que ainda restam é uma ocasião excelente para reflexões. É hora de parar para fazer o balanço geral, ponderarmos nossas conquistas, rever os nossos fracassos, traçar nossas metas, enfim, analisar tudo o que aconteceu em nossa vida pessoal e profissional no ano que termina.

Antes, quero manifestar minha gratidão aos leitores que me acompanharam no ano que termina e prestigiaram os artigos que escrevo no site, enviando sugestões e críticas, e a todos que depositaram confiança no meu trabalho, quero que recebam esta mensagem dizendo que espero continuar junto nos anos vindouros.

Ao iniciar o seu balanço geral, comece analisando seus erros e acertos. Adote um discurso positivo, ou seja, a palavra erro deve ser trocada por aprendizado, pois quando constatamos erros em nossas ações imediatamente acionamos o arquivo dos desacertos, provocando uma baixa imediata na auto-estima.

Pense nos acertos e nas coisas boas que aprendeu e o que deixou de acertar reprograme com novas atitudes e persistência para fazer acontecer no próximo ano. Da mesma maneira não se sinta culpado, pois este é um sentimento depressivo que pode nos tornar vítima, nos dando a sensação que todo culpado deve ser punido.

Assuma a responsabilidade pelos atos que praticou no ano que está encerrando, pois assim estará lhe dando mais força interior e fazendo o poder pessoal falar mais alto. Afinal, responsável é o indivíduo que percebe em si a capacidade para atualizar, modificar e aprimorar pensamentos e ações, para chegar a resultados satisfatórios.

Acredite que no seu balanço geral do ano que está chegando ao final contém ótimas oportunidades para aquisição de experiências e servirá para a projeção de ações para 2005. Faça o seu mundo acontecer e lute por ele. Procure melhorar e conviver em harmonia com as coisas e pessoas que lhe estão próximas.

Não se preocupe se neste balanço geral não contém tudo que desejou, porém se contente com aquilo que conquistou e já tem, pois a realização dos seus sonhos irá acontecer na medida que você pensa e transforma em ações para mudar a realidade. Se não estamos mudando nossa vida todos os dias, alterando hábitos, alçando novos resultados, superando desafios, enfim, transformando nossa rotina, é porque não estamos pensando, e muito menos agindo, o que equivale dizer que não estamos fazendo o que deve ser feito. O segredo do sucesso e da felicidade está ao nosso alcance, e este é um deles.

Por esta razão desejo, de todo o meu coração, que não apenas o próximo ano seja de sucesso em sua vida pessoal e profissional, mas que todos os anos que você tem pela frente sejam de realizações que possam acrescentar felicidade em sua vida. E as decisões que tomar possam valer para o seu bem, aqui e além deste mundo.

Desejo que haja esperança e acredite nos seus sonhos, porém não esperando que se realizem sozinhos. Lute por eles e assim seja um ano diferente e melhor. Sucesso e muitas felicidades na vida e no trabalho.

João de Araujo é pós-graduado em RH, advogado e consultor trabalhista e diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda