MERCADO DE TRABALHO

Plano de carreira

Conseguir um emprego é muito importante. Mas e depois? O que fazer para progredir na empresa? Veja os caminhos para se conquistar a sonhada promoção.

Cléber Amaral é responsável por 21 máquinas e 41 funcionários. Levou 10 anos pra chegar aqui. “Eu sabia que as oportunidades iam aparecer, então, quando elas apareceram, eu estava preparado e acabei conseguindo nas seleções internas que nós temos aqui”, disse o coordenador de manufatura. Foram cinco promoções. Por trás de tudo isso, um plano de carreira e muito investimento pessoal. “A gente tem oportunidade de fazer vários cursos. Eu ingressei numa faculdade pra conseguir, quando surgisse a vaga, estar preparado. Foi o que aconteceu, exatamente”.

O que o Cleber conseguiu você também pode conseguir. Como? Com planejamento, com um plano de carreira. Do lado da empresa, o que ajuda muito é a criação de regras claras do que ela espera dos seus funcionários e dos caminhos que eles podem seguir para progredir. Já do lado do trabalhador, é saber exatamente onde se quer chegar e não ficar simplesmente esperando que a empresa faça isso por você.

Uma indústria de Manaus que fabrica peças de plástico para motos, aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos tem um plano de carreira bem definido. São 962 funcionários em 43 cargos que vão de auxiliar de produção até presidente. Quando alguém é contratado, sabe exatamente o perfil que tem de ter, os cursos que pode fazer e como deve proceder para ganhar as promoções. Hoje 90% dos cargos de liderança da fábrica são ocupados por funcionários que cresceram pelo plano de carreira. “Essa valorização de pessoas reflete diretamente nos nossos altos índices de produtividade, faturamento e rentabilidade. E sobretudo na qualidade dos nossos produtos”, explica Kellen Albuquerque, gerente da empresa.

Um bom plano de carreira é eficaz em qualquer área, vale em qualquer setor, mesmo naqueles que parecem mais informais, como o turismo. Uma rede de hotéis de Fortaleza, que tem 54 filiais em todo Brasil, tem um programa em que funcionários que se destacam pelo talento, recebem atenção, investimento e acabam ocupando cargos de chefia e gerência. Há casos como o de Nilton Cambé, que entrou no hotel pela recepção e já chegou à gerência geral. Um incentivo para desenvolver a carreira e ganhar mais. “Eu acho que o funcionário tem que ter, antes de tudo, comprometimento com as suas responsabilidades. E a certeza de que seu trabalho pode ser melhorado a cada dia”, afirmou o gerente geral.

Então vamos as dicas.
– defina seu objetivo. Tenha na cabeça onde você quer chegar e não perca isso de vista.

– tenha flexibilidade. É preciso jogo de cintura para lidar com os problemas que surgirão.

– mantenha-se atualizado – faça cursos, assista palestras, leia bastante.

– seja persistente. Mas isso não significa deixar a ética de lado e passar por cima dos outros.

Cada degrau que você sobe, cada promoção que você consegue, é resultado de um esforço, é uma conquista. Então, além de seguir as regras, é preciso também uma boa dose de dedicação. Tem que ser um bom funcionário, assíduo, disponível porque promoção é por merecimento mesmo, não cai do céu. E lembre-se que se você definir suas metas e não perder o foco, a chance de dar certo é muito maior.

Fonte: Jornal Hoje – Tv.Globo