PRIMEIRO EMPREGO: nunca se esquece

“Devem entrar com a
vontade de aprender, sendo que é
esse emprego que irá propiciar a estrutura
necessária para novos aprendizados”

O primeiro emprego é sempre uma experiência marcante para qualquer pessoa. Logo no primeiro dia de trabalho é sempre uma emoção diferente: é hora de conhecer os novos colegas de trabalho que serão companheiros em com eles recebe-se os primeiros ensinamentos.

O primeiro emprego é uma viagem de muita expectativa, adaptar-se ao espaço físico do local de trabalho e se inteirar das tarefas que serão realizados sempre é muito difícil, o que para alguns poderá representar barreiras que para vencer deve significar muito esforço e boa vontade.

É uma corrida para o amadurecimento, se relacionando com profissionais mais experientes, resultando na oportunidade de aprendizado para posteriormente buscar posições no mercado de trabalho.

Ao empregador está reservado o papel de ser o grande incentivador da curiosidade e da vontade de saber desses principiantes, motivá-los à criatividade (leia mais em: https://www.abal.com.br/artigosview.asp?id=268) e do afã de buscar sempre mais formação e informação.

Os novatos no emprego também tem suas obrigações. Devem entrar com a vontade de aprender, sendo que é esse emprego que irá propiciar a estrutura necessária para novos aprendizados com grande influência no seu futuro desempenho profissional .

É preciso aprender a cumprir ordens, horários e orientações dadas, e sobretudo desenvolver o senso de responsabilidade.
Porém a cumplicidade empresa e trabalhador não dão resultados sozinhos. Precisa do complemento educacional, sendo hoje um fator importante para o aprimoramento profissional.

Assim para quem está no inicio da carreira, é hora de preparar as ferramentas de trabalho e abrir a mente, lembrando que está no início de uma trilha no sempre surpreendente mundo do trabalho e das novas descobertas, afinal do trabalho enobrece mas também amadurece.

João de Araújo é pós-graduado em RH, advogado e consultor trabalhista e diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda.

Fechar Menu