Vou trabalhar no exterior

Conseguir um emprego no exterior é o sonho de muita gente.

Você já pensou em viver um tempo no exterior?

Em conhecer novas culturas, estudar, crescer profissionalmente ou até mesmo ganhar dinheiro trabalhando numa área em que você nunca imaginou?

Esse é o sonho de muita gente. Só que é preciso planejar. Pesquisar sobre o que fazer, onde e como chegar lá. Até porque você vai estar num país onde se fala outra língua e com costumes muito diferentes.

Tem que estar se adaptando, não ir com preconceito e  com a mente aberta pra poder aceitar uma nova cultura.

Isso não vai cair no seu colo de mão beijada. É você que precisa buscar essa oportunidade. Seja na própria empresa em que a gente trabalha, seja no mercado de trabalho.

Hoje existem várias agências no Brasil especializadas em emprego no exterior. As oportunidades são maiores pra quem tem entre 18 e 30 anos e o segundo grau completo.

Mas quanto tempo se pode trabalhar legalmente fora do país?

Depende do programa que você escolher. Pode variar de três a oito meses.

E quais as ocupações mais oferecidas? Babá, garçom, vendedor de loja, e atividades relacionadas ao turismo que vão de camareira a recepcionista ou monitor de recreação em hotéis. Existem também oportunidades pra quem já passou dos 30. Há um grande mercado pra executivos ou profissionais qualificados.

As empresas no exterior valorizam muito isso. E hoje as empresas grandes, estão se internacionalizando. Os grupos grandes brasileiros hoje são multinacionais que estão presentes na China, nos Estados Unidos.

Os especialistas apontam que é no continente asiático que estão as maiores oportunidades de empregos e negócios hoje. China, Índia, Coréia, Singapura e Malásia. No Japão já são mais de 300 mil brasileiros trabalhando. Mas ainda são os Estados Unidos que mais atraem trabalhadores brasileiros.

Nos Estados Unidos, estrangeiros que não residem permanentemente no país podem trabalhar temporariamente com um visto especial. A maioria é da área de informática. Mas há vagas no mercado financeiro, nas áreas de saúde e turismo.

Há muitos brasileiros trabalham em situação ilegal. Estes encontram empregos na construção civil, em serviços domésticos e restaurantes. Para conseguir o visto de trabalho legal é necessário o patrocínio de uma empresa, que solicita o visto ao governo americano.

Fora da lei os riscos são grandes. Não se tem condições de reclamar por seus direitos. Na área de construção civil, agricultura, garçom, trabalho doméstico, existem muitos brasileiros, mas os governos nos exterior estão apertando cada vez mais o cerco contra imigrantes ilegais.

É só tomar alguns cuidados para se trabalhar fora de maneira legal. Informe-se muito sobre o país para onde você quer ir e sobre as condições de trabalho por lá. Procure sempre agências ou órgãos idôneos. Leia atentamente o contrato de trabalho antes de assinar.

Se posso dar uma dica, digo que aprenda falar a língua estrangeira de maneira correta, pois é importante a pessoa estar ciente de que talvez não seja tão fácil quanto ele acha mas que é importante dominar o idioma, que vai ser um diferencial.

O mais importante é a informação. Ela vai evitar que você caia na armadilha da ilegalidade em qualquer um desses países. Uma viagem planejada é o melhor caminho pra fazer o seu sonho se tornar uma experiência tranquila e produtiva.

João de Araujo é pós graduado em RH, advogado e consultor trabalhista e diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda