Para profissionais ocupados, um mercado altamente competitivo e a tecnologia móvel expandiram a semana de trabalho típica de 40 horas para regimes de 50, 60 e às vezes até 80 horas. Com o tempo médio consumido no trabalho aumentando sem parar, é importante criar um equilíbrio saudável entre a profissão e a vida pessoal. Tente essas dicas para administrar melhor seu tempo no trabalho e organize-se para trocar a tensão pela satisfação.
1. Limpe a sua área de trabalho
Reserve um tempo no final do expediente para arrumar seu local de trabalho. Ele ficará mais agradável de se ver pela manhã e mandará uma mensagem positiva para seus colegas e o chefe.
2. Na hora de trabalhar, trabalhe
Tente manter sua vida pessoal em casa e os assuntos da profissão no escritório. Assim, você prestará mais atenção a ambos.
3. Vista-se de acordo
Não é preciso usar terno todo dia, mas roupas limpas e bem cuidadas no trabalho deixam você mais confiante e com um aspecto mais profissional.
4. Mantenha-se informado
Leia toda semana a conjuntura do setor e fique de olho no que a concorrência está fazendo. Quando você enxerga seu trabalho num contexto maior, ele adquire outro valor.
5. Divida as coisas
Defina objetivos menores para cada dia, a fim de controlar melhor um projeto difícil. Você dará a cada pedaço do projeto a atenção que ele merece.
6. Pare com os doces
Escolha petiscos saudáveis para o correr do dia, como cenoura fatiada, frutas e nozes. Seu cérebro e seu corpo vão lhe agradecer e, com uma atitude mais saudável, você vai acabar dando um impulso na carreira.
7. Diga o que pensa
Em sua próxima reunião, tente articular seus pensamentos com clareza e evite siglas do ramo e jargão vazio. Você estará criando um clima para relações mais sinceras com os colegas e o chefe.
8. Tire proveito da tecnologia
Use programas de calendário eletrônico, agendas de contatos, livros de endereço e ferramentas de gerenciamento de projeto. Você vai ficar mais bem preparado e será mais produtivo.
9. Mexa-se
Tente separar parte do horário de almoço para exercitar-se. Você vai clarear as ideias e sentir-se renovado. Mesmo que não tenha tempo para exercícios, corrigir a postura e usar móveis ergonômicos no escritório pode ajudar.
10. Não fique só fazendo o trabalho, assuma-o
Pense em tudo o que faz como um reflexo do que você é. Seja voluntário em novos projetos, assuma novas responsabilidades e obrigue-se a responder por tudo o que faz. O seu senso de realização será maior a cada dia, e o seu chefe com certeza vai notar.
Elaborado por: João de Araujo – diretor da Abal Serviços & Tragining Ltda.