ESTAMOS CONDENADOS: a dar certo

“O Brasil é um país abençoado de fato,
Que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Não tem mais jeito estamos realmente condenados a dar certo.

Os brasileiros tem o costume de achar que o mundo todo presta, menos o seu próprio país. Parece-me que é um vício falar mal do Brasil. É evidente que todo país têm seus pontos positivos e negativos, porém ocorre que no exterior os seus povos aumentam os pontos positivos, enquanto que os brasileiros aumentam os nossos pontos negativos.

Só para se ter uma ideia na Holanda os resultados das eleições demoram muito porque não é automatizado. Lá existe só uma companhia telefônica, e se alguém liga reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado como represália.

Já nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo, ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus os atendentes recebem o dinheiro, e com a mesma mão suja entregam o pão e a carne sem se preocupar com a higiene das mãos . Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal. Na Europa, não fumante é minoria. Se você pedir mesa para não fumante o garçom acha que é piada. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria, e qualquer garçom brasileiro poderia ir para lá dar aulas de: “ como conquistar o cliente.
Aqui no Brasil não temos guerra, nosso país tem excelente clima, sem terremotos, com lindas praias e o país é bonito por natureza. O povo é alegre e trabalhador, onde todas as raças se misturam sem ódio. Só por isto já estamos condenados a dar certo.

Dados levantados pela Antropos Consulting, me fazem ter a certeza desta afirmação. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate a AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial. Somos o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral estava informatizado em todas as regiões do Brasil, fornecendo os resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. Nos Estados Unidos a apuração teve que ser refeita várias vezes.

Os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado da América Latina. Temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo. Na telefonia fixa, nosso país ocupa a 5ª posição em número de linhas instaladas. Das empresas brasileiras que possuem certificado de qualidade ISO 9000, é o maior número entre os países em desenvolvimento.

O Brasil é o segundo maior mercado mundial de jatos e helicópteros executivos. O nosso mercado editorial de livros é maior que o da Itália. Temos o mais moderno sistema bancário do planeta. Nossas agências publicitárias ganham os maiores e melhores prêmios mundiais. Somos o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários. Somos hoje a terceira maior democracia do mundo. O Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados.

O povo brasileiro é hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem. O Brasil é um país abençoado de fato, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Não tem mais jeito, estamos realmente condenados a dar certo.

João de Araújo é pós-graduado em RH, advogado atua na área trabalhista, diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda.