Entrevista: como se comportar

O que fazer durante as entrevistas para disputar uma vaga de emprego?

No chão da sala, personagens de história em quadrinhos. Parece uma simples brincadeira escolher um que combine com a sua personalidade. Mas de brincadeira isso aqui não tem nada. Isto é uma dinâmica de grupo.

Um teste coletivo para uma vaga de emprego.

Trata-se de uma técnica que as  pessoas acabam sem querer falando de si próprias, para que o entrevistador acabe pegando algumas qualidades, alguns aspectos da personalidade da pessoa.

Essa fase de estar frente a frente com quem vai escolher, seja numa entrevista individual ou numa dinâmica de grupo, é sempre a mais difícil, pois o profissional de seleção está ali pra avaliar o seu comportamento.

Então aqui vai a primeira dica:

  • Nessa hora relaxe e concentre-se em atender ao que estão te pedindo, da maneira mais natural. E o que conta é a primeira impressão. Portanto, esteja sempre bem vestido. Para moças, não é adequado que se utilize decotes, nem saias muito curtas. Para os rapazes, não é adequado que se utilize chapéu ou boné;

 

  • Fale corretamente o português. Ler bastante ajuda. É muito complicado quando o candidato tem uma fluência comprometida e utiliza-se de gírias; 
  • Informe-se sobre a empresa que está contratando. A pessoa tem que mostrar conhecimento, isso tudo remete a um interesse; 
  • Nunca fale mal dos seus empregos anteriores. Fica uma situação constrangedora.

Os selecionadores também avaliam conhecimento técnico, criatividade, equilíbrio emocional, entre outros aspectos.

Por isso, muitas vezes o candidato faz tudo certinho, e mesmo assim, não consegue a vaga.

Um outro ponto importante é não falar muito. O melhor é falar o essencial, nem mais, nem menos. Portanto, use a sua sensibilidade e, acima de tudo, seja autêntica.

Deixe que o entrevistar faça a  primeira oferta de salário. Se não o fizer, diga que apesar do salário ser importante, a proposta de trabalho é mais ainda.

Assim dei algumas dicas de como se comportar num processo de seleção, mas aqui vai uma dica também para os empregadores e selecionadores: deem retorno para os candidatos. Saber onde foram bem ou mal é muito importante para próxima entrevista.

João de Araujo é pós graduado em RH, advogado e consultor trabalhista e diretor da Abal Gestão de Serviços Ltda.